segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

QUEDA NO BRASIL. WELCOME INVESTIDORES!

Alguns dos nossos grandes NOMES da moda estão deixando as suas marcas. Houve lucro? Preço muito caro? Os acabamentos estavam ruins? Ninguém sabe! Só sabemos que um poderoso GRUPO está passando um pente fino na moda brasileira.

O estilista Alexandre Herchcovitch, um dos principais nomes da moda brasileira, vendeu as suas duas marcas: Herchcovitch; Alexandre e Herchcovitch Jeans, à holding IM - Identidade Moda, da qual participa o grupo financeiro HLDC Investimentos, o mesmo que comprou em julho último a Zoomp e a Zapping.
Além das marcas de Herchcovitch, a IM - Identidade Moda também passa a controlar a Zoomp e a Zapping. A holding anunciou ainda a aquisição da marca Fause Haten, da grife Cúmplice e de parte dos negócios das lojas Clube Chocolate. Graças aos investimentos da IM, a nova coleção do estilista irá conter 700 itens, ao invés dos habituais 250, também há planos para uma loja em Nova Iorque, no molde da inaugurada ano passado em Tóquio e também novas lojas aqui em São Paulo.

As aquisições indicam, já no início de 2008, que este será um ano crucial e muito quente para os negócios da moda brasileira. Em dezembro, a Ellus passou a ser controlada por uma holding formada pelo banco UBS, que também promete divulgar em breve a compra de novas grifes. Cogita-se que serão Isabela Capeto e Vide Bula. Esta holding deverá fazer um desfile coletivo na São Paulo Fashion Week, em janeiro. Imagina só que LUXO será! Todos juntos com conceitos e para públicos diferentes. Não sei se será uma boa idéia. O Mercado de luxo vai se popularizar para vender mais, como as lojas de departamentos (Renner, Riachuelo, C&A e Zara) que tem um faturamento anual PRECIOSO.
A corrida para a compra de marcas prestigiosas, em geral geridas como negócios familiares, repete no meio da moda brasileira o processo de acumulação capitalista que ocorreu na Europa, a partir dos anos 90.
Na época, sucessivas aquisições deram origem a poderosos conglomerados europeus de moda, lojas e produtos de luxo, como LVMH Moet Hennessy Louis Vuitton,dono de Louis Vuitton, Givenchy e Kenzo, entre outras, e PPR (Pinault-Printemps-Redoute), proprietário de Gucci, Balenciaga, Yves Saint Laurent e outras.

Herchcovitch, 36, continuará como diretor de criação das duas grifes que vendeu. Ele vai acumular este cargo com dois outros, para os quais havia sido contratado em julho passado: o de diretor de criação da Zoomp e de curador criativo de todas as grifes que formarão o portfólio da nova holding.
"Vendi minhas marcas porque o grupo vai fazer uma injeção de capital que eu levaria anos para realizar. Com isso, as marcas vão tomar um novo rumo, e tudo que eu sonhei poderá se realizar a partir de agora", diz Herchcovitch.
Olha, OLHA, Estarei sempre de olho! Os investidores dizem que criarão 2 linhas: uma comercial e a de luxo. SERÁ?

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