terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Uma população


Copan cheio de categorias e estilos. O edifício Copan, localizado no centro de São Paulo, e o complexo projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer no parque do Ibirapuera, são exemplos bem-sucedidos do trabalho do profissional centenário em São Paulo.
O Copan é a bandeira de São Paulo desfraldada, que se ergue no centro da cidade. Intenção ou não, esta bandeira se tornou um símbolo da cidade. O prédio se comunica com a rua, ele não é como os atuais, nos quais parece que algo se perdeu em parte da arquitetura da cidade onde há um muro, a construção, e a rua é algo alheio, separado. O Copan faz a passagem com o ambiente que está ao seu lado e reúne em uma mesmo local moradias e comércio, uma mistura que mostra um lado de Niemeyer.
Iniciado em 1951, o edifício Copan está ao final da av. Ipiranga, no centro de São Paulo, e conta até com um número de CEP próprio, segundo o condomínio do prédio. Apesar do projeto inicial ser de Niemeyer, o arquiteto não acompanhou a obra até o fim. Quem mora no Copan é bem acomodado sim! 5 mil pessoas moram no prédio, uma cidade onde todos se comunicam de acordo quando se encontram. Eu adorei ter ficado alguns dia no Copan no apto do Vinicuis Ienzura e Fabiano. AMEI o Copan!!!!

Nenhum comentário: